Entre em contato

(51) 3711-3232
(51) 98010-3232

DISCURSO DE AGRADECIMENTO PELA OUTORGA DO TÍTULO DE CIDADÃO SANTA-CRUZENSE A LUIZ D. MARTINS FILHO:

Compartilhe :

27ª REUNIÃO SOLENE DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO SUL, A REALIZAR-SE NO DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2024, às 19h30min

Ao Exmo. Senhor GERSON LUÍS TREVISAN Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, em nome de quem também saúdo as Vereadoras e os Vereadores aqui presentes,

Ao Exmo. Senhor FRANCISCO CARLOS SMIDT / CARLÃO – vereador proponente desta sessão solene, em nome de quem saúdo as AUTORIDADES, o POVO e os AMIGOS e AMIGAS de Santa Cruz do Sul;

À Exma. Senhora Vereadora Bruna Molz e às médicas Odúlia Recamonde, Dolores Schnorr e Marcella Zaro Férrer, em nome de quem saúdo especialmente as MULHERES e meus FAMILIARES aqui presentes;

Agradecemos as acolhedoras saudações recebidas;

ASSUNTO: ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO SANTA-CRUZENSE

Eu, LUIZ DIAS MARTINS FILHO, tabelião, venho às vossas presenças agradecer, honrado e com muita alegria, a outorga do TÍTULO DE CIDADÃO SANTA-CRUZENSE e dizer o que segue.

2. “Uma vida sem desafios não vale à pena ser vivida” (Sócrates), vivi e superei muitos desafios, sendo que a vinda para SANTA CRUZ DO SUL / RS para assumir o PRIMEIRO TABELIONATO DE NOTAS desta cidade foi um grande desafio, apesar de já haver trabalhado em outros grandes centros de nosso país, vivenciei dificuldades e obstáculos, por isso, hoje, só tenho a agradecer a honra e satisfação de ser acolhido e prestiagiado formalmente por esta belíssima terra, sentindo-me parte dela, recebendo o TÍTULO DE CIDADÃO SANTA-CRUZENSE.

3. Quando se é aprovado em concurso público de provas e títulos para a outorga de uma serventia extrajudicial / CARTÓRIO, há uma audiência pública no TRIBUNAL DE JUSTIÇA para a escolha dos CARTÓRIOS que estão vagos, disponíveis e respectivas cidades, conforme a classificação alcançada no concurso. Em face disso fui conhecer e estudar o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL com mais profundidade e detalhes, apesar de que a primeira vez que estive nessas terras meridionais foi em janeiro de 1981, quando numa viagem por terra, de um mês de duração, saindo de FORTALEZA e chegando a Buenos Aires, com grupo de colegas e os professores de História e Geografia do Colégio Militar de Fortaleza, passamos por esse vasto Estado, mas visitando basicamente Porto Alegre e alguns pontos da Serra Gaúcha.

4. Depois, a partir de 1994, por questões familiares, vinha pelo menos uma vez ao ano ao Rio Grande do Sul, sendo que frequentemente restringia-me à Serra Gaúcha e estive uma vez na REGIÃO DAS MISSÕES.

5. Somente em 2017 é que descobri SANTA CRUZ DO SUL, como disse, após estudo aprofundado do ESTADO, para a escolha de um cartório que faria, em decorrência do concurso público. Nesse estudo, impressionou-me muito positivamente o elevado ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO-IDH de Santa Cruz, o que refletia ser uma sociedade mais JUSTA, SOLIDÁRIA e com PROSPERIDADE PARA TODOS. Depois, visitando a cidade tive a sensação de ter encontrado um tesouro escondido, que teve sua pujança econômica inicialmente baseada no tabaco e que apesar de toda perseguição segue firme e forte, e que proporcionou o desenvolvimento de outros setores, como o tecnológico, o polo logístico, de prestação de serviços, de cervejas artesanais, dentre outros… também as belezas naturais e arquitetônicas despertam atenção, o túnel verde da Rua Marechal Floriano, a catedral São João Batista, o belo cinturão verde da cidade, o parque da Gruta dos Índios, as praças, os bem estruturados e equipados condomínios residenciais, o Parque da Santa Cruz, a Oktoberfest, o ENART, as escolas, as instituições de ensino superior, as ruas largas, a organização e a limpeza da cidade…

6. A diversidade e riqueza cultural do Rio Grande do Sul possibilita também que se encontre em Santa Cruz do Sul uma culinária extraordinária e um povo sério, alegre, dinâmico e acolhedor.

7. Ressalto meu bem-querer e admiração por todos que fizeram e compõem essa sociedade santa-cruzense, sempre em evolução, integradora e solidária.

8. Sabemos que “o destino embaralha as cartas e nós jogamos” (Schopenhauer) da melhor forma que pudemos, dentro dos contextos que se apresentam. Assim, a partir de 19 de março de 2020 tivemos que enfrentar os tempos difíceis da pandemia de COVID-19, atravessamos os momentos de intensa polarização política, com bloqueios de estradas e por fim, as enchentes de maio de 2024. Superamos TODOS JUNTOS esses momentos e vimos a fortaleza, a solidariedade e a resiliência da sociedade santa-cruzense triunfar. Saímos mais fortes de todas essas situações, concluindo que “quando tudo parece estar indo contra nós, lembramos que o avião decola contra o vento, não a favor dele” (Henry Ford).

9. Boa parte de minha vida devotei ao estudo e ao trabalho, “não tive tempo para tristezas mais profundas” (William Blake), apesar de que “aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria” (Khalil Gibran). Dessa forma, sinto-me realizado, pois vejo que durante minha vida dediquei meu conhecimento para auxiliar as pessoas e direcionei meu trabalho para colaborar e proporcionar uma vida digna a todos.

10. Bah! Familiares, Amigos, Colaboradores e Conterrâneos, sempre muito grato a todos vocês por terem ajudado e sido tão solidários nessa trajetória, posso dizer, portanto que “neste palco de formas infinitas, que é o mundo, desempenho o meu papel”, sempre na busca do bem de todos, pois acredito que “a vida é a soma de nossas escolhas” (Albert Camus).

Liebe Leute, vielen danke!

Santa Cruz do Sul, em 09 de dezembro de 2024.
LUIZ DIAS MARTINS FILHO
Celular: (51) 9.8023-9097 e (85) 9.9995-0003 (WhatsApp)

Tags :
Homenagem

Postagens Recentes

Tem Alguma Dúvida?

Entre em contato para tirar suas dúvidas. Temos uma equipe pronta para lhe atender.
Seg-Sex 08:30 às 17:30 – sem fechar ao meio dia

Pular para o conteúdo